Scielo RSS <![CDATA[Revista de Psicología (PUCP)]]> http://www.scielo.org.pe/rss.php?pid=0254-924720180002&lang=pt vol. 36 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.pe/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.pe <link>http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Relação família-escola e síndrome de Down</b>: <b>perspectivas de pais e professores</b>]]> http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se investigó la relación entre familias con hijo con Síndrome de Down (SD) y la escuela (F-E) desde la perspectiva de familias y docentes de escuelas públicas en una ciudad del estado de Minas Gerais en Brasil. Fueron utilizados dos instrumentos para obtener información: entrevistas semiestructuradas y checklist para la caracterización de la rutina compartida y relación entre F-E. Para los progenitores la relación F-E se da en la estructura padres-estudiante mientras que para las profesoras la relación F-E se produce mediante la estructura padres-profesores. Sin embargo, en los datos obtenidos en las entrevistas los progenitores señalan la relación F-E como fundamental para favorecer el desarrollo de habilidades de sus hijos con SD. Las profesoras consideran importante la relación F-E porque favorece el proceso de escolarización de niños con SD o Discapacidad Intelectual y añaden otros desafíos de constituir una escuela con enfoque inclusivo.<hr/>This research explores the relationship between families with a son having Down syndrome (DS) and the school (F-S) from the point of view of the families and public school teachers in a city of Minas Gerais, Brazil. Two instruments were used: semi-structured interviews and a Checklist to characterize the daily shared routine and the relationship between F-S. For parents, the F-S link is evidenced in the parents-students relationship, while for teachers the F-S link is evidence in the parents-teachers relationship. In the interviews, parents indicate that the F-S relationship is fundamental to foster the development of skills for their children. Meanwhile, teachers consider the F-S relationship significant because it favors the schooling process for children with DS or intellectual disabilities, also adding challenges to establish schools with an inclusive approach.<hr/>Investigou-se a relação entre famílias com filho com síndrome de Down (SD) e a escola (F-E), desde a perspectiva de famílias e professores de escolas públicas, em uma cidade do estado de Minas Gerais, Brasil. Foram utilizados dois instrumentos: entrevistas semiestruturadas e checklist para caracterizar a rotina compartilhada e a relação família-escola. Para os progenitores, a relação F-E acontece na estrutura pais-alunos, enquanto que para as professoras a relação F-E é desenvolvida mediante a estrutura pais-professores. Porém, os dados obtidos nas entrevistas revelaram que os progenitores destacam a relação F-E como fundamental para favorecer o desenvolvimento de habilidades dos seus filhos com SD. As professoras consideram importante a relação F-E, uma vez que esta favorece o processo de escolarização de crianças com SD ou deficiência intelectual; e acrescentam outros desafios na construção da escola com enfoque inclusivo.<hr/>La relation entre les familles avec enfants atteints du syndrome de Down (SD) et l’école (F-E) du point de vue des familles et des enseignants des écoles publiques dans une ville de l’État de Minas Gerais au Brésil a été étudiée. Deux instruments ont été utilisés pour obtenir des informations: des entretiens semi-structuréeset une liste de contrôle pour la caractérisation de la routine partagée et de la relation entre F-E. Pour les parents, la relation F-E se produit dans la structure parent-élève, alors que pour les enseignants, la relation F-E est produite par la structure parent-enseignant. Cependant, dans les données obtenues lors des entretiens, les parents soulignent que la relation F-E est fondamentale pour favoriser le développement des compétences de leurs enfants avec SD. Les enseignants considèrent que la relation F-E est importante parce qu’ils favorisent le processus de scolarisation des enfants atteints de SD ou de déficience intellectuelle et d’autres défis pour constituer une école avec une approche inclusive. <![CDATA[<b>Adaptação da Escala de Avaliação de Comportamento Violento e Risco de Recorrência (EACV-RR) em uma amostra de penitenciária peruana</b>]]> http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Los sistemas judiciales exigen a los psicólogos evaluar a sujetos que cumplen condenas en establecimientos penitenciarios con el fin de valorar la posibilidad que estos puedan reinsertarse anticipadamente a la sociedad. Para ello, los psicólogos penitenciarios han desarrollado técnicas y procedimientos de evaluación del riesgo de la conducta violenta basadas en la identificación de factores de riesgo. El objetivo de este estudio fue adaptar el primer instrumento de evaluación del riesgo de violencia al contexto penitenciario peruano. Se estableció la validez de contenido por juicio de expertos, con una muestra de 303 internos. La validez de constructo fue establecida a través del análisis factorial exploratorio y confirmatorio. Por último, se estableció la precisión diagnóstica, por medio de la curva ROC. Los resultados indican que la adaptación de la EVCV-RR es un instrumento adecuado para valorar el riesgo de criminógeno.<hr/>The judicial systems require psychologists to evaluate subjects who serve sentences in penitentiary establishments in order to assess the possibility of reinsertion in society. Consequently, prison psychologists have developed techniques and procedures for assessing the risk of violent behavior based on the identification of risk factors. The objective of this study was to adapt the first instrument for assessing the risk of violence in the Peruvian prison context. Content validity was evidenced by expert judgment and with a sample of 303 inmates, construct validity was identified through exploratory and confirmatory factor analysis. Finally, the diagnostic accuracy was established by means of the ROC curve. The results indicate that the adaptation of the EVCV-RR is an adequate instrument to assess the criminogenic risk.<hr/>Os sistemas judiciais exigem que os psicólogos avaliem assuntos que atendam sentenças em estabelecimentos penitenciários, a fim de avaliar a possibilidade de serem reinseridos antecipadamente para a sociedade. Para isso, os psicólogos da prisão desenvolveram técnicas e procedimentos para avaliar o risco de comportamento violento com base na identificação de fatores de risco. O objetivo deste estudo foi adaptar o primeiro instrumento para avaliar o risco de violência ao contexto prisional peruano. A validade do conteúdo foi evidenciada por julgamento perito e com uma amostra de 303 presos, a validade de construção foi identificada através de análise fatorial exploratória e confirmativa. Finalmente, a precisão diagnóstica foi estabelecida por meio da curva ROC. Os resultados indicam que a adaptação do EVCV-RR é um instrumento adequado para avaliar o risco criminoso.<hr/>Les systèmes judiciaires exigent des psychologues qu’ils évaluent les sujets qui purgent des peines dans les établissements pénitentiaires afin d’évaluer la possibilité qu’ils soient réinsérés à l’avance dans la société. Pour cela, les psychologues de prison ont développé des techniques et des procédures pour évaluer le risque de comportement violent basé sur l’identification des facteurs de risque. L’objectif de cette étude était d’adapter le premier instrument d’évaluation du risque de violence au contexte pénitentiaire péruvien. La validité du contenu a été mise en évidence par un jugement d’expert et, avec un échantillon de 303 détenus, la validité du concept a été identifiée par une analyse factorielle exploratoire et confirmatoire. Enfin, la précision du diagnostic a été établie au moyen de la courbe ROC. Les résultats indiquent que l’adaptation de l’EECV-RR est un instrument adéquat pour évaluer le risque criminogène. <![CDATA[<b>Autoconceito profissional</b>: <b>Previsão do comprometimento com a trabalho em equipe</b>]]> http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The role of self-concept in the context of the way in which work teams function has not been clearly identified, demonstrating the importance of studying this phenomenon. The objective was to evaluate the explanatory power of professional self-concept and personal beliefs in relation to affective commitment. The study was performed with data from 405 Brazilian employees, using a questionnaire with satisfactory reliability indices (α between .75 and .91). The results showed a significant influence of self-concept and personal beliefs in the prediction of commitment (R² = .20). Thus, the vision that workers have of themselves and their beliefs about team work are important predictors of the bonds that they develop with their teams.<hr/>El papel del autoconcepto en relación con el funcionamiento de los equipos aún no ha sido claramente identificado, hecho que demuestra la importancia de avanzar en el estudio de ese fenómeno. El objetivo de esta investigación fue identificar el poder de predicción del auto concepto profesional y las creencias personales, en relación al compromiso afectivo. El estudio fue realizado con datos recogidos de 405 empleados brasileños, mediante un cuestionario con índices de confiabilidad satisfactorios (α entre .75 y .91). Los resultados revelan la influencia significativa del auto concepto y las creencias personales en la predicción del compromiso (R² =.20). De ese modo, la visión que los trabajadores tienen de sí mismos y sus creencias sobre el trabajo en equipos son importantes elementos de explicación de los vínculos que desarrollan con sus equipos.<hr/>O papel do autoconceito no funcionamento de equipes de trabalho ainda não está claramente identificado, fato que destaca a importância de avançar no estudo desse fenômeno. O objetivo desta investigação foi identificar o poder preditivo do autoconceito profissional e das crenças pessoais, em relação ao comprometimento afetivo. O estudo foi realizado a partir de uma amostra composta por 405 trabalhadores brasileiros, utilizando um questionário com índices de confiabilidade satisfatórios (α entre .75 e .91). Os resultados mostram a influência significativa do autoconceito e das crenças pessoais, na predição do comprometimento (R² =.20). Desse modo, a visão que os trabalhadores tem deles mesmos e suas crenças sobre o trabalho em equipe são importantes elementos de explicação dos vínculos que desenvolvem com suas equipes.<hr/>Le rôle du concept de soi dans le contexte de fonctionnement des équipes de travail n’a pas été clairement identifié, ce qui démontre l’importance de l’étude de ce phénomène. L’objectif était d’évaluer le pouvoir explicatif du concept de soi professionnel et des croyances personnelles par rapport à l’engagement affectif.L’étude a été réalisée avec les données de 405 employés brésiliens, en utilisant un questionnaire avec des indices de fiabilité satisfaisants (α entre 0.75 et 0.91). Les résultats ont montré une influence significative du concept de soi et des croyances personnelles dans la prédiction de l’engagement (R² = 0.20). Ainsi, la vision qu’ont les travailleurs d’eux-mêmes et leurs croyances sur le travail d’équipe sont d’importants prédicteurs des liens qu’ils développent avec leurs équipes. <![CDATA[<b>Projetos de vida e moralidade em adolescentes com indícios de altas habilidades/superdotação</b>]]> http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo investigou os projetos de vida de 40 adolescentes com indícios de altas habilidades/superdotação, divididos igualmente quanto ao sexo e tipo de superdotação (escolar ou criativo-produtiva). Para tanto, perguntamos, através do método clínico piagetiano, quais eram os projetos de vida dos jovens e as justificativas para cada uma das projeções. Foram apresentados 229 projetos, com ênfase para ‘formação acadêmica’, ‘atividade profissional’, e ‘relacionamento afetivo’. As justificativas foram, principalmente, do tipo ‘autocentrado’, sugerindo que a maioria das projeções não apresentou a perspectiva moral e ética, pois assinalaram os interesses individuais, desprovidos dos valores morais. Esperamos que os resultados auxiliem ações psicopedagógicas que motivem a criação de projetos de vida éticos visando à construção de uma sociedade pautada na moral e na ética.<hr/>Este estudio investigó los proyectos de vida de 40 adolescentes con indicios de altas habilidades/superdotación, divididos igualmente en cuanto al sexo y tipo de superdotación (escolar o creativo-productiva). Para ello, preguntamos, a través del método clínico piagetiano, cuáles eran los proyectos de vida de los jóvenes y las justificaciones para cada una de las proyecciones. Se presentaron 229 proyectos, con énfasis para ‘formación académica’, ‘actividad profesional’, y ‘relación afectiva’. Las justificaciones fueron, principalmente, del tipo ‘autocentrado’, sugiriendo que la mayoría de las proyecciones no presentó la perspectiva moral y ética, pues señalaron los intereses individuales, desprovistos de los valores morales. Esperamos que los resultados ayuden a las acciones psicopedagógicas que motiven la creación de proyectos de vida éticos para la construcción de una sociedad pautada en la moral y la ética.<hr/>This study investigated the life projects of 40 adolescents with high abilities/giftedness, equally divided by sex and type of giftedness (schoolhouse or creative production). The clinical method proposed by Piaget was used to ask assess the youths’ life projectsand their justifications. Results indicated that 229 projections emphasized ‘academic education’, ‘professional activity’ and ‘loving relationship’. The justifications were mainly of the ‘selfcentered’ type, suggesting that most of the projections did not present the moral and ethical perspective, since they marked the individual interests without the moral values. We hope that the results will help psychopedagogical actions that motivate the creation of ethical life projects aimed at building a society based on morality and ethics.<hr/>Cette étude a étudié les projets de vie de 40 adolescents avec des signes de haute potentiel/ douance, également divisés en sexe et type de douance (scolaire ou créative-productive). Pour ce faire, nous avons demandé, à travers la méthode clinique piagétienne, quels étaient les projets de vie des jeunes et les justifications de chacune des projections. Au total, 229 projets ont été présentés, en mettant l’accent sur la "formation académique", "l’activité professionnelle" et la "relation affective". Les justifications étaient, principalement, de type "égocentrique", suggérant que la majorité des projections ne présentaient pas la perspective morale et éthique, puisqu’elles désignaient des intérêts individuels, dépourvus de valeurs morales. Nous espérons que les résultats aideront les actions psychopédagogiques qui motivent la création de projets de vie éthiques pour la construction d’une société basée sur la morale et l’éthique. <![CDATA[<b>Avaliação integrada de inteligência e criatividade</b>]]> http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Existe a necessidade de testes psicológicos que avaliem a inteligencia e a criatividade de forma integrada. O objetivo deste estudo foi investigar as evidências de validade da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa para Adultos (BAICA). Participaram deste estudo 99 estudantes (51 mulheres), com idades entre 15 e 17 anos. A BAICA é composta por cinco subtestes cognitivos e um criativo. Os testes utilizados como critérios externos foram: Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), Testes de Atenção Dividida e Alternada (TEADI e TEALT) e os Testes de Criatividade de Torrance. Os resultados apresentaram correlações significativas (p≤.05) entre os subtestes cognitivos da BAICA e os testes de inteligência (.28 a .52) e criatividade (.26 a .54). Concluiu-se que a BAICA é uma medida válida para avaliar a inteligência e criatividade.<hr/>Frente a la necesidad de herramientas psicológicas que evalúen el funcionamiento cognitivo de forma integrada, hemos investigado la validez de la Batería de Evaluación Intelectual y Creativa - Adulto (BAICA). Participaron 99 estudiantes (51 mujeres), con edades entre 15 y 17 años. La BAICA consta de cinco subpruebas cognitivas y una creativa. Las pruebas que se utilizaron como criterios externos fueron: Batería de Pruebas de Razonamiento (BPR-5), Prueba de Atención Dividida (TEADI) y Alternada (TEALT) y las Pruebas de Torrance. Los resultados mostraron correlaciones significativas (p≤.05) entre las subpruebas cognitivas de BAICA con las pruebas de inteligencia (.28 a .52) y creatividad (.26 a la .54). Se concluyó que la BAICA es una medida válida para evaluar la inteligencia y creatividad.<hr/>There is a current need for psychological tests that can assess cognitive functioning through an integrative perspective. The purpose of this study was to collect validity evidence of the adult version of the Battery of Intelligence and Creativity. The sample was composed of 99 students (51 female), with ages ranging between 15 and 17. The battery is composed of five cognitive tests and one creative test. The following tests were used as external criteria: The Reasoning Tests Battery 5; Divided and Alternating Attention Tests and Torrance Tests. The results indicated significant correlations (p≤.05) between the battery subtests with the intelligence criteria tests (.28 to .52) as well as creativity tests (.26 to .54). This battery was found to be a valid measure to evaluate intelligence and creativity.<hr/>Il existe un besoin d’outils psychologiques qui évaluent le fonctionnement cognitif de manière intégrée. Nous avons étudié les preuves de la validité de la batterie de l’évaluation intellectuelle et créative -adultes (BAICA). 99 étudiants ont participé (51 femmes), âgés de 15 à 17 ans. Le BAICA se compose de cinq sous-tests cognitifs et d’un sous-test créatif. Les tests qui ont été utilisés comme critères externes étaient: la batterie de tests de raisonnement (BPR-5), le test de l’attention divisée (TEADI) et alternatif (TEALT) et les tests de Torrance. Les résultats ont montré des corrélations significatives (p ≤ .05) entre les sous-tests cognitifs de BAICA avec des tests d’intelligence (.28 à .52) et de créativité (.26 à .54). Il a été conclu que BAICA est une mesure valable pour évaluer l’intelligence et la créativité. <![CDATA[<b>Processo criativo de publicitários brasileiros</b>: <b>fatores motivadores e inibidores à criação</b>]]> http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo investigou como publicitários da área de criação de agências de propaganda de grande porte percebem e caracterizam o seu processo criativo. Para isso, foram ouvidos 13 profissionais brasileiros, a partir de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Constatou-se que várias etapas do processo criativo se sobrepõem, como, por exemplo, o período de incubação de um trabalho funcionando como a preparação do próximo. Como fatores motivadores, destacam-se o prazer do ato de criar, a visibilidade do trabalho nas ruas e o seu alcance social. Como elementos cerceadores, figuram o excesso de departamentalização das agências, além dos prazos reduzidos e a subjetividade da aprovação da propaganda por parte dos clientes.<hr/>Este estudio investigó la manera en que publicistas de las áreas creativas de agencias de publicidad de gran tamaño perciben y caracterizan su proceso creativo. Se entrevistaron 13 profesionales brasileños, a partir de guías de preguntas semiestructuradas. Los datos fueron analizados por medio del análisis de contenido. Se constató que varias etapas del proceso creativo se sobreponen, como por ejemplo, el periodo de incubación de un trabajo funcionando como la preparación del próximo. Como factores motivadores, se destacan el placer del acto de crear, la visibilidad del trabajo en las calles y su alcance social. Como elementos limitantes figuran el exceso de departamentalización de las agencias, además de los plazos reducidos la subjetividad de la aprobación de la propaganda por parte de los clientes.<hr/>This study investigated how advertisers from the creation area of large advertising agencies perceive and characterize their creative process. Thirteen Brazilian professionals were interviewed using semi-structured interviews. Data were analyzed by content analysis. Results indicate that several stages of the creative process overlap, such as the incubation period of one job functioning as the preparation for the next. Motivating factors include pleasure of the act of creating, media visibility and its social reach. Limiting factors include the agencies’ excessive departmentalization, reduced deadlines, and the clients’ subjectivity influencing the advertisement approval.<hr/>Cette étude a examiné comment les publicistes dans le domaine de la création de grandes agences de publicité perçoivent et caractérisent leur processus créatif. Pour cela, 13 professionnels brésiliens ont été interrogés, sur la base d’entretiens réalisés à l’aide d’instruments semi-structurés. Les données ont été analysées au moyen d’une analyse de contenu. Il a été constaté que plusieurs étapes du processus de création se chevauchent, comme la période d’incubation d’un travail fonctionnant comme la préparation de la suivante. En tant que facteurs de motivation, le plaisir de l’acte de créer, la visibilité du travail dans la rue et sa portée sociale se distinguent. Les éléments limitants comprennent l’excès de départementalisation des agences, en plus des délais réduits la subjectivité de l’approbation de la propagande par les clients. <![CDATA[<b>Análise psicométrica do Questionário de Agressores / Vítimas de Olweus em espanhol</b>]]> http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta investigación exploró las propiedades psicométricas del Cuestionario Revisado de Agresores/Víctimas de Olweus para adolescentes en español. Se constituyó una muestra intencional de 824 y 1756 adolescentes de la Argentina. Los participantes respondieron al Cuestionario Revisado de Agresores/Víctimas de Olweus, así como a cuestionarios que miden nominaciones de pares, cyberbullying y problemas emocionales y externalizantes. Un análisis factorial exploratorio, como confirmatorio, indicó dos dimensiones bifactoriales relacionadas: una subescala de victimización y otra de agresión; las alfas de Cronbach para ambas subescalas eran adecuadas. Se observó validez convergente de las dos subescalas con los problemas emocionales y externalizantes, como validez de criterio con las nominaciones de pares y confiabilidad test/re-test. Por lo tanto, los resultados de la presente investigación sugieren que el cuestionario de Olweus mantendría una buena bondad psicométrica en la Argentina.<hr/>The purpose of this study was to explore the psychometric properties of the Revised Olweus Bully/Victim Questionnaire for adolescents in Spanish. A convenience sample of 824 and 1756 high school students in Argentina completed the Revised Olweus Bully/Victim Questionnaire, as well as questionnaires measuring peer nominations, cyberbullying, and internalizing and externalizing problems. Exploratory and confirmatory factorial analysis indicated two related dimensions: one related to being bullied and another related to being and aggressor. Cronbach’s Alphas were good. Regarding validity, both subscales suggested construct validity (significant associations with internalizing and externalizing problems) and criterion validity (associations with peer nomination). Also, test re-test reliability was detected. Therefore, results suggest that the Olweus questionnaire has good psychometric properties in Argentina.<hr/>O objetivo desta pesquisa foi explorar as propriedades psicométricas da versão espanhola do Questionário revisado de Agressores/Vítimas de Olweus para adolescentes. Para este fim, o questionário foi administrado a uma amostra de conveniência de 824 e 1756 alunos das escolas secundárias na Argentina. Os participantes completaram o Questionário revisado de Agressores/Vítimas de Olweus, bem como questionários que medem nomeações de pares, cyberbullying e problemas emocionais e externalizantes. As análises fatoriais indicaram duas dimensões relacionadas: uma sub-escala de vitimização e outra de agressão. Os Alphas de Cronbach para as duas sub-escalas foram bons. Enquanto a validade do questionário, observa-se validade convergente das sub-escalas com os problemas emocionais e a externalização, e observa-se validade de critério com as nomeações de pares e confiabilidade teste/re-teste. Portanto, os resultados sugeriram que o questionário de Olweus poderia ser uma medida com boas propriedades psicométricas na Argentina.<hr/>Cette recherche a exploré les propriétés psychométriques du Questionnaire révisé des agresseurs / victimes d’Olweus pour les adolescents en espagnol. Un échantillon intentionnel de 824 et 1756 adolescents d’Argentine a été constitué. Les participants ont répondu au questionnaire d’Olweus ainsi que des questionnaires qui mesurent les nominations par les pairs, la cyberintimidation (ciberbullying) et les problèmes émotionnels et d’extériorisation. Les analyses factorielles, à la fois exploratoires et confirmatoires, ont indiqué deux dimensions bifactorielles connexes: une sous-échelle de victimisation et une autre d’agression; Les alphas de Cronbach étaient adéquats. La validité convergente des deux sous-échelles a été observée avec des problèmes émotionnels et d’externalisation, tels que la validité du critère avec les nominations par les pairs et la fiabilité du test / re-test. Les résultats suggèrent que le questionnaire maintiendrait une bonne qualité psychométrique en Argentine. <![CDATA[<b>A Contribuição do MMPI-2 para a predição do risco de violência</b>]]> http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente estudio analiza la contribución del MMPI-2 en la predicción del riesgo de violencia. Un total de 574 participantes componen los dos grupos ya establecidos: el grupo "Homicida", integrado por 287 reclusos condenados por homicidio que están cumpliendo condena en diversas cárceles del Distrito Federal y del Estado de México, y el grupo "Nodelictivo", formado por 287 participantes que no cometieron delito alguno, siendo un total de 215 varones y 72 mujeres en cada grupo. Se analizaron sus diferencias de medias, su tamaño del efecto (d de Cohen) y la precisión diagnóstica aportada por la curva ROC en el conjunto de escalas del MMPI-2. Los resultados muestran las escalas con mayor incidencia potencial del riesgo de violencia.<hr/>The present study analyzes the contribution of the MMPI-2 in the prediction of the risk of violence. 574 participants compose the two groups: the "Homicidal" group, comprising 287 prisoners convicted of homicide and serving sentences in several prisons in Mexico City, and the "Non-criminal" group, comprising 287 participants who did not commit any crime. A total of 215 men and 72 women are in each group. Differences in means were analyzed and effect sizes (Cohen’s d) were calculated. The ROC curve is used in the set of scales of the MMPI-2 to assess diagnostic accuracy. The results present the scales with greater potential impact of the risk of violence.<hr/>O presente estudo analisa a contribuição do MMPI-2 na predição do risco de violência. Um total de 574 participantes compõem os dois grupos estabelecidos: o grupo "Homicida" é composto por 287 presos condenados por homicidios, que cumprem sentenças em várias prisões do Distrito Federal e do Estado do México, e o grupo "Não-criminoso" é formado por 287 participantes que não cometeram nenhum crime, sendo um total de 215 homens e 72 mulheres em cada grupo. Foram analisadas as diferenças nas médias, o tamanho do efeito (d de Cohen) e a precisão diagnóstica fornecida pela curva ROC no conjunto das escalas de MMPI-2. Os resultados mostram as escalas com maior incidência potencial de risco de violência.<hr/>La présente étude analyse la contribution de MMPI-2 dans la prédiction du risque de violence. Au total, 574 participants constituent les deux groupes déjà constitués: le groupe "Homicide", composé de 287 détenus condamnés pour homicide qui purgent des peines dans diverses prisons du District fédéral et de l’État de Mexique, et du groupe "Non-criminel", formé par 287 participants qui n’ont commis aucun crime, soit un total de 215 hommes et 72 femmes dans chaque groupe. Leurs différences de moyennes, leur taille d’effet (Cohen d) et la précision diagnostique fournie par la courbe ROC dans l’ensemble des échelles MMPI-2 ont été analysées. Les résultats montrent les échelles avec l’incidence potentielle la plus élevée du risque de violence. <![CDATA[<b><i>Bullying</i></b><b> homofóbico no México no nível secundário</b>: <b>o contexto de Nuevo León</b>]]> http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En el entorno escolar la orientación sexual pude convertirse en un elemento que favorece la existencia de bullying entre el estudiantado. Se propone este estudio con el objetivo de identificar su existencia y sus características en las escuelas secundarias de Monterrey-México, por cuanto no se reportan estudios sobre el bullying homofóbico en Nuevo León. A través de una metodología mixta y un muestreo intencionado se analizó el bullying homofóbico mediante un instrumento formado con preguntas abiertas y cerradas a 330 estudiantes. Los resultados revelan que el 44,54% reconoce haber presenciado bullying en su escuela (31,29% referentes a la orientación sexual). Asimismo, se identificaron siete víctimas de bullying homofóbico. Es por ello que se considera necesario proponer medidas legales, sociocomuntarias y educativas preventivas.<hr/>Sexual orientation can become an element that favors the existence of bullying among students in the school environment. As there is no research in Nuevo Leon on homophobic bullying, this study aims to identify its existence and characteristics in the high schools of Monterrey, México. Through a mixed methodology and intentional sampling, 330 students were surveyed using an instrument with both open and close-ended questions. The results reveal that 44.54% of participants have witnessed bullying in their school (31.29% related to sexual orientation). In addition, we identified seven victims of homophobic bullying. It is necessary to propose legal, socioecological and preventive educational measures.<hr/>No ambiente escolar, a orientação sexual pode se tornar um elemento que favorece a existência de bullying entre os estudantes. Não existindo pesquisas sobre o bullying homofóbico em Nuevo León se propõe este estudo, com o objetivo de identificar sua existência e características em escolas secundárias de Monterrey, México. Por meio de uma metodologia mista e com uma amostragem intencional, foi aplicado um instrumento de coleta de dados, formado por perguntas abertas e fechadas, para 330 alunos. Os resultados mostram que 44,54% reconhecem ter testemunhado bullying na escola (31,29% relativa a orientação sexual). Os participantes também identificaram sete vítimas de bullying homofóbico. É por isso que considera-se necessário propor medidas preventivas aos níveis legal, sócio-comunitario e educacional.<hr/>Dans le milieu scolaire, l’orientation sexuelle peut devenir un élément favorisant bullying dans le corps étudiant. Il n’y a pas de recherche sur bullying homophobe au Nuevo Leon, cette étude est proposée dans le but d’identifier son existence et ses caractéristiques dans les écoles secondaires de Monterrey, au Mexique. L’utilisation d’une méthodologie mixte et d’un échantillonnage intentionnel a été analysée à travers un instrument formé de questions ouvertes et fermées à 330 étudiants. Les résultats révèlent que 44,54% admettent avoir été témoin d’intimidation dans leur école (31,29% se référant à l’orientation sexuelle). De même, 7 victimes d’intimidation homophobe ont été identifiées. C’est pourquoi il est jugé nécessaire de proposer des mesures préventives légales, sociocommunautaires et éducatives. <![CDATA[<b>Orientação temporal e metas de vida para estudantes argentinos</b>]]> http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente estudio tuvo como objetivos verificar la relación entre orientación temporal y calidad de metas vitales y el rol de la edad, el sexo y el nivel de planificación; así como la influencia de la calidad de las metas vitales y el sexo sobre la extensión temporal. Se aplicó el Inventario de Perspectiva Temporal de Zimbardo & Boyd, algunos ítems del Inventario de Perspectiva Temporal Futura Trascendental de Boyd & Zimbardo y el Cuestionario de metas y temores de Nurmi. Mediante análisis de conglomerados y de varianza, se encontró que hay un estilo de orientación temporal más adaptativo, que influye positivamente sobre la planificación y que las variaciones de mayor relevancia aparecen cuando se considera el peso de la cualidad de las metas sobre la orientación temporal en interacción con la edad y el sexo.<hr/>The present study aims to verify the relationship between temporal orientation and quality of vital goals and the role of age, sex and planning level. Also, it aims to study the influence of the vital goals’ quality and the sex on the temporal extension. The Zimbardo & Boyd Time Perspective Inventory was applied, as well as some items from the Boyd & Zimbardo Transcendental Future Time Perspective Inventory and the Nurmi Hopes and fears Questionnaire. By means of cluster and variance analysis, it was found that there is a more adaptive temporal orientation style, which influences planning and that the most relevant variations appear when considering the weight of the goals’ quality on time orientation in interaction with age and sex.<hr/>O presente estudo teve como objetivos verificar a relação entre a orientação temporal e a qualidade das metas vitais e o papel da idade, sexo e nível de planejamento; bem como a influência da qualidade dos objetivos vitais e do sexo na extensão temporal. O Inventário da Perspectiva Temporal de Zimbardo & Boyd foi aplicado, bem como alguns items do Inventario da Perspectiva Temporal Futura Transcendental de Boyd & Zimbardo e do Questionário de metas e medos de Nurmi. Por meio da análise de cluster e variância, verifica-se que existe um estilo da orientação temporal mais adaptativo, que influencia positivamente o planejamento e que as variações mais relevantes aparecem quando se considera o peso da qualidade das metas na orientação temporal em interação com idade e sexo.<hr/>La présente étude avait pour objectifs étaient de vérifier la relation entre l’orientation temporelle et la qualité des objectifs de vie et le rôle de l’âge, du sexe et du niveau de planification; ainsi que l’influence de la qualité des buts de vie et du sexe sur l’extension temporelle. L’inventaire de perspective temporelle de Zimbardo et Boyd a été appliqué, ainsi que certains items de l’Inventaire de perspective temporelle transcendantale de Boyd & Zimbardo et du Questionnaire Espoirs et craintes, de Nurmi. Au moyen d’une analyse de clusters et de variance, on constate qu’il existe un style d’orientation temporelle plus adaptatif, qui influence positivement la planification et que les variations les plus pertinentes apparaissent lorsqu’on considère le poids de la qualité des objectifs sur la orientation temporelle, en interaction avec l’âge et le sexe. <![CDATA[<b>Perfil neuropsicológico da atenção e memória em vítimas do conflito armado colombiano</b>]]> http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La investigación tuvo como objetivo determinar el rendimiento neuropsicológico de atención y memoria en víctimas de desplazamiento forzado a causa del conflicto armado colombiano. Se utilizó una metodología de tipo descriptivo comparativo, con un paradigma cuantitativo. Como muestra fueron tomadas 20 personas distribuidas en dos grupos: A (9 personas con TEPT) y B (11 personas sin TEPT), quienes fueron evaluadas con la batería NEUROPSI (atención y memoria). Los resultados indican que el grupo con TEPT tiene un rendimiento inferior en comparación al grupo sin TEPT en el proceso atencional, mientras que a nivel de memoria el grupo con TEPT manifiesta una mejor ejecución de las tareas; siendo así, se indica que las dificultades existentes en atención en el grupo A, pueden relacionarse con la presencia del TEPT como una variable influyente en la aparición de déficits cognitivos.<hr/>This study sought to determine the neuropsychological performance of attention and memory in victims of forced displacement due to the Colombian armed conflict. The methodology used was of comparative descriptive type, with a quantitative paradigm. The sample was of 20 people distributed in group A (9 people with PTSD) and group B (11 people without PTSD). Participants were evaluated with NEUROPSI battery (attention and memory). Results show that the group with PTSD had a lower performance compared to the group without PTSD in attention, while in memory the group with PTSD showed a better performance of the tasks; the existing difficulties in group A can be related to PTSD as an influential variable in the appearance of cognitive deficits.<hr/>A pesquisa foi como objetivo para determinar o rendimento neuropsicológico da atenção e memória em vítimas do deslocamento forçado causado pelo conflito armado na Colômbia, foi utilizado uma metodologia do tipo descritivo comparativo, com um paradigma cuantitativo. Como amostra foram utilizadas 20 pessoas distribuídas no grupo A (9 pessoas com TEPT) e grupo B (11 pessoas sem TEPT), que foram avaliadas com a bateria NEUROPSI (atenção e memória). Os resultados indicam que o grupo com TEPT tem rendimento menor em comparação ao grupo sem TEPT em atenção, enquanto que ao nível de memória, o grupo com TEPT apresenta uma melhor execução das tarefas; sendo assim, se indica que as dificuldades existentes na atenção no grupo A, podem relacionar-se com a presença do TEPT como uma influente variável na aparição do déficit cognitivos.<hr/>L’objectif de la recherche était de déterminer la performance neuropsychologique de l’attention et de la mémoire chez les victimes de déplacements forcés dus au conflit armé colombien, une méthodologie de type descriptif comparatif a été utilisée, avec un paradigme quantitatif. L’échantillon a été prélevé 20 personnes réparties dans le groupe A (9 personnes atteintes du SSPT) et le groupe B (11 personnes sans ESPT), qui ont été évaluées avec la batterie NEUROPSI (attention et mémoire). Les résultats indiquent que le groupe avec TSPT a une performance inférieure par rapport au groupe sans TSPT dans le processus attentionnel, tandis qu’au niveau de la mémoire, le groupe avec TSPT montre une meilleure performance des tâches; Ainsi, il est indiqué que les difficultés existant dans l’attention dans le groupe A peuvent être liées à la présence du SSPT en tant que variable influente dans l’apparition des déficits cognitifs. <![CDATA[<b>Adaptação da Escala Global de Percepção de Estresse en estudantes universitarios peruanos</b>]]> http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472018000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo del presente estudio consistió en validar la Escala de Percepción Global de Estrés en una muestra peruana de universitarios de un programa nacional de becas. El proceso de adaptación consideró la doble traducción a partir de la versión original, la comparación lingüística con la adaptación chilena y mexicana, así como la revisión por jueces. Asimismo, se aplicó una prueba piloto. Los participantes fueron 332 becarios universitarios. Los resultados del Análisis Factorial Confirmatorio confirmaron el modelo bifactorial de la EPGE-13. Asimismo, se obtuvieron evidencias de validez divergente y convergente utilizando el SPANAS. La confiabilidad estimada de los puntajes generados por el instrumento fueron α=.79 para el factor de eustrés y α= .77 para el factor de distrés. Los resultados demográficos indicaron mayor presencia de estrés percibido en mujeres que en hombres. No se observaron diferencias entre el estrés y el lugar de procedencia.<hr/>The present study aims to validate the Global Perceived Stress Scale on a Peruvian college students sample, involving young scholars of a state-funded program. The adaptation process involved a double translation from the original version, a linguistic comparison using the scales adapted in Chile and Mexico, and judgement criteria, as well as a pilot test. Participants were 332 college scholarship students. Results with the Confirmed Factorial Analysis confirmed the bifactorial model of the EPGE-13. Moreover, convergent and divergent validity was done with the SPANAS test. Likewise, the scale demonstrate adequate reliability (internal consistency, α = .79 for the factor of eustress and α = .77 for the factor of distress). Demographic results indicated that there was more perceived stress in women than in men. There were no significant differences in stress according to birthplace.<hr/>O objetivo deste estudo foi validar a Escala Global de Percepção de Estresse numa amostra peruana de estudantes um programa nacional de bolsas de estudo. O processo de adaptação considerou a dupla tradução da versão original, a comparação linguística com a adaptação chilena e mexicana, como a revisão pelos revisores. Assim mesmo, um teste piloto foi realizado para ser aplicado posteriormente aos 332 universitários bolsistas que participaron neste estudo. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) confirmaram o modelo bifatorial da EPGE-13. As evidências de validade divergente e convergente foram obtidas usando o SPANAS. A confiabilidade estimada dos escores gerados pelo instrumento foi α= .79 para o fator "eutrés" e α = .77 para o fator de "distrés". Os resultados demográficos indicaram uma maior presença de estresse percebido nas mulheres que nos homens. Porém, não houve diferenças significativas entre estresse e local de origem.<hr/>L’objectif de cette étude était de valider l’échelle globale de perception du stress dans un échantillon péruvien d’étudiants universitaires du un programme de bourses d’études national. Le processus d’adaptation a pris en compte la double traduction de la version originale, la comparaison linguistique avec l’adaptation chilienne et mexicaine, ainsi que l’examen par les juges. Un essai pilote a également été réalisé et appliqué aux participants de cette étude. Les participants étaient 332 étudiants boursiers. Les résultats de l’analyse factorielle ont confirmé le modèle bifactoriel de l’EPGE-13. Des preuves de validité divergente et convergente ont également été obtenues à l’aide de SPANAS. La fiabilité estimée des scores générés par l’instrument était α = .79 pour le facteur eustress et α = .77 pour le facteur stress négatif. Les résultats démographiques indiquent une présence plus élevée de stress ressenti chez les femmes que chez les hommes. Aucune différence significative n’a été observée entre le stress et le lieu d’origine.