SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61Competencia (inter)cultural en la formación de traductores e intérpretes peruanosLa contribución de la Formación Continua en la (re)construcción de los Saberes Docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Educación

versión impresa ISSN 1019-9403versión On-line ISSN 2304-4322

Resumen

MARTINEZ-GARRIDO, Cynthia  y  MURILLO, F. Javier. Pesquisa sobre Ensino Eficaz. Um estudo multinível para a Ibero-América. Educación [online]. 2022, vol.31, n.61, pp.46-75.  Epub 05-Oct-2022. ISSN 1019-9403.  http://dx.doi.org/10.18800/educacion.202202.003.

Esta pesquisa teve como objetivo determinar os fatores para a Eficácia Educacional e construir um modelo empírico para a Eficácia Docente na Ibero-América. Um modelo multinível com quatro níveis de análise foi usado para avaliar a eficácia do ensino. A amostra foi composta por 5.722 alunos, (todos no terceiro ano do ensino fundamental), de 257 salas de aula em 100 escolas localizadas em 9 países da Ibero-América. Os resultados mostraram a existência de dez fatores de Eficácia de Ensino que impactam no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos: Envolvimento e comprometimento do professor; Clima da sala de aula; elevadas expectativas e autoestima; Aulas estruturadas; Atividades participativas variadas; Atenção à diversidade; Otimização do tempo de aprendizagem; Organização e gestão da sala de aula; Uso de recursos educacionais; Avaliação educacional, monitoramento e feedback contínuo.

Palabras clave : eficácia do ensino; Ibero-América; modelo; desenvolvimento do aluno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )